SOL, UMIDADE DE DESERTO E CALORÃO

Previsão do tempo é de mais um dia muito seco com umidade de deserto com outra tarde de temperatura muito alta e forte calor amanhã .

Ar muito seco sobre o Rio Grande do Sul hoje trouxe enorme amplitude térmica, ou seja, uma grande diferença de temperatura entre a mínima do dia e a máxima à tarde. A amplitude em um grande número de municípios gaúchos passou dos 20ºC e alguns locais atingiu 25ºC com umidade relativa do ar durante a tarde até abaixo de 20%, em valores de deserto. A terça-feira que teve um início com frio em cidades principalmente de maior altitude horas depois registrou calor. Em Vacaria, por exemplo, a temperatura mínima desta terça-feira foi de 4,9ºC e a máxima alcançou 27,0ºC. Em Bom Jesus, a mínima foi também de 4,9ºC a tarde anotou 26,0ºC. Quaraí, no Oeste, amanheceu com 10,4ºC e registrou uma máxima de 32,9ºC.

Santa Maria saiu de uma mínima de 11,3ºC para uma máxima de 32,9ºC. Em Cruz Alta, mínima de 9,1ºC e máxima de 29,7ºC. Santa Rosa, no Noroeste, variou de frios 9,4ºC ao amanhecer a escaldantes 34,5ºC à tarde. Em Soledade, variação de quase 26ºC. A mínima baixou a 3,5ºC e a máxima atingiu na mesma estação 29,2ºC. Em Canela, mínima de inverno no Parque do Caracol de 5,4ºC e uma tarde de verão com 29,3ºC. Na Grande Porto Alegre, Campo Bom registrou mínima de 12,1ºC, valor 2,5ºC abaixo da média histórica do mês, e uma máxima de 34,0ºC, 7,2ºC acima da média máxima histórica de outubro na cidade. Em Novo Hamburgo, a temperatura variou entre 11,0ºC e 33,3ºC.

Em Porto Alegre, no Jardim Botânico, a variação foi entre 14,9ºC e 32,8ºC. A enorme amplitude térmica foi favorecida pela atmosfera muito seca com ingresso de ar quente que trouxe um dia de céu azul no Rio Grande do Sul. Em alguns municípios, a umidade caiu a valores de deserto com registros inferiores a 20%. Os mínimos de umidade à tarde foram de 13% em Ibirubá, 16% em Tupanciretã, 18% em Canela, 19% em Soledade, 20% em Alegrete, 21% em São Vicente do Sul, Bento Goncalves, Santiago e São Gabriel, 22% em Uruguaiana e Quaraí, 23% em Santa Rosa, Rio Pardo e Vacaria, 24% em Dom Pedrito, Passo Fundo e Palmeira das Missões, 25% em Lagoa Vermelha, e 26% em Porto Alegre.

PREVISÃO DO TEMPO É DE OUTRO DIA MUITO SECO E QUENTE O Rio Grande do Sul vai ter nesta quarta-feira mais um dia de tempo ensolarado e com céu claro. A massa de ar muito seco cobre o território gaúcho favorece novamente uma enorme variação de temperatura da noite para o dia que vai superar os 20ºC entre e a noite e o dia em muitas cidades. O amanhecer é ameno ou frio, conforme a cidade, e a tarde será quente com forte calor em várias regiões.

As máximas nos Vales, no Oeste e no Noroeste devem ficar entre 34ºC e 36ºC, casos das áreas de Uruguaiana, Alegrete, Quaraí, Itaqui, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Lajeado, Teutônia, Feliz, Novo Hamburgo e Campo Bom. Em Porto Alegre, a mínima deverá ficar ao amanhecer em tornos dos 16ºC e a tarde pode ter máxima de 32ºC a 33ºC na maioria dos bairros. Na Grande Porto Alegre, alguns locais devem registrar entre 34ºC e 35ºC à tarde. Alerta-se que a umidade do ar à tarde estará outa vez baixíssima no Rio Grande do Sul, com marcas abaixo de 20% em algumas cidades. Sob condições de tempo tão seco e com elevada temperatura, recomenda-se hidratação. Pelo forte calor e a umidade muito baixa, o risco de fogo em vegetação será médio a alto durante esta quarta no território gaúcho com maior chance de queimadas no Oeste e nos Campos de Cima da Serra.

CALOR E TEMPO SECO TAMBÉM NO PRATA A temperatura máxima na tarde de hoje superou 36ºC na cidade de Buenos Aires. A medição das 16h indicou uma máxima de 36,1ºC no observatório central da capital argentina do Serviço Meteorológico Nacional. Às 15h, a temperatura já atingia 35,7ºC. Com isso, a capital argentina teve um novo recorde de máxima para o mês de outubro em 116 anos de observações meteorológicas. O recorde anterior era de 35,6ºC de outubro de 2014.

Fez muito calor também no Uruguai. De acordo com o Instituto Uruguaio de Meteorologia, as máximas nesta terça chegaram a 34,6ºC em Soriano, 34,5ºC em Paysandú, 34,2ºC em Salto, 34ºC em Florida, 33,4ºC em Flores, 33,3ºC em Rocha, 33,2ºC em Colonia e San José, 32,6ºC em Durazno e 32,3ºC em Artigas.

Fonte: Metsul

 

Comentários