Morre, aos 84 anos, o jornalista e narrador Armindo Antônio Ranzolin.

Comunicador estava internado em Porto Alegre, em tratamento por complicações do Alzheimer.

O jornalista e narrador Armindo Antônio Ranzolin morreu nesta quarta-feira (17), aos 84 anos, em Porto Alegre. O comunicador estava internado na Capital, em tratamento por complicações do Alzheimer.

Nas redes sociais, a jornalista Cristina Ranzolin, filha de Armindo Antônio, publicou uma homenagem ao pai. "Vou sentir muita saudade desse abraço! Vai em Paz, meu Pai!!! Amor infinito e eterno!!!", escreveu.

Ranzolin deixa a mulher, Yara, os filhos Cristina e Ricardo, os netos Henrique, Manoela e Antônia.

O velório está marcado para as 8h desta quinta-feira (18), no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre. A cerimônia de despedida será realizada às 15h.

Trajetória

 

Armindo Antônio Ranzolin nasceu em 8 de dezembro de 1937 em Caxias do Sul, mas foi em Lages (SC) que descobriu a vocação de narrador de futebol, durante as partidas de futebol de botão que disputava com os amigos.

Era formado em Direito, mas começou a trabalhar em 1959 na Rádio Difusora. Um ano depois, já atuava na área esportiva. Sua primeira narração de uma partida profissional de futebol foi em 1960, entre Grêmio e Santos, no Estádio Olímpico, pela Taça Brasil.

Após, foi para Rádio Farroupilha. Lá, participou como narrador de rádio-teatro. No fim dos anos 60, chegou à Rádio Guaíba. Em 1984, já estava no Grupo RBS. Atuou nas áreas de esporte da RBS TV e da Rádio Gaúcha.

Narrou centenas de partidas entre Internacional e Grêmio, times gaúchos, tanto pela rádio quanto pela televisão.

Já consolidado em narrações esportivas, começou a ganhar notoriedade em coberturas jornalísticas. Foi o primeiro apresentador de um dos programas mais importantes da Rádio Gaúcha, o Gaúcha Atualidade. Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios e participou de coberturas marcantes.

Também foi diretor da Rádio Gaúcha, onde comandou a expansão da rádio e o início das transmissões via satélite para todo o Brasil, a Gaúcha SAT.

Se aposentou em 2006.

Repercussão

 

Personalidades e ex-colegas repercutiram a morte nas redes sociais.

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo lamentou a morte através das redes sociais. "Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do narrador Armindo Antônio Ranzolin, um dos nomes mais importantes da história do rádio gaúcho. Sua voz emocionou a todos quando eternizou conquistas da dupla Grenal e da Seleção. Meus sinceros sentimentos a familiares e amigos!"

O comentarista da RBS TV e da Rádio Gaúcha Maurício Saraiva também falou sobre a morte.

"Morre um dos mais espetaculares homens de rádio do Brasil. Aos 84 anos, morreu Armindo Antônio Ranzolin. Um narrador esportivo como poucos em todos os tempos", disse.

O Sport Clube Internacional publicou homenagem no twitter.

"O rádio gaúcho está de luto. Aos 84 anos, Armindo Antônio Ranzolin partiu nesta quarta. Voz de grandes glórias coloradas, será sempre lembrado pela arte que o eternizou: a narração. Com ela, homenageamos o gênio que contou o título brasileiro do Inter em 1975."

Fonte: G1

Comentários