Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil para comemorações dos 200 anos da Independência

Relíquia veio da cidade do Porto, em Portugal, onde está conservada há 187 anos

Conservado em formol há 187 anos, o coração de Dom Pedro I chegou ao Brasil nesta segunda-feira, 22, pouco antes das 10h. Transportada pela Força Aérea Brasileira (FAB), a relíquia veio da cidade do Porto, em Portugal, e aterrissou na base aérea de Brasília em uma aeronave do Grupo de Transporte Especial (GTE).

Essa é a primeira vez que coração do imperador deixa Portugal. Ele foi trazido ao país em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, em 7 de Setembro.

Na terça-feira, 23, haverá uma cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o órgão ficará exposto "dentro de um vidro" , no Palácio do Itamaraty, até 5 de setembro.

De acordo com o portal g1, o coração veio na cabine de passageiros, junto com três autoridades portuguesas e de um representante do governo brasileiro. A relíquia foi recebida com honrarias, por autoridades como o embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Felipe Melo, e os ministros Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, e Marcelo Queiroga, da Saúde.

O retorno a Portugal está marcado para 8 de setembro, e a Polícia Federal e as Forças Armadas devem fazer a segurança do material neste período. O valor gasto pelo governo brasileiro para trazer o coração de Dom Pedro I não foi divulgado.

Fonte: g1

Comentários