Semana terá onda de calor no Centro-Oeste, TO e MG; em áreas do Sul e Sudeste, frente fria avança

Temperaturas poderão passar de 40ºC em algumas áreas do Centro-Norte. Já maior parte do Sul e Sudeste deve ter máximas entre 22°C e 28°C ao longo da semana.

Essa semana será de extremos no tempo pelo Brasil. Uma onda de calor vai atingir parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. Já o Sul do país e algumas áreas do Sudeste verão o avanço de uma nova frente fria.

Em áreas do centro e norte de Mato Grosso, sul do Pará, norte de Goiás e sul de Tocantins os valores poderão ultrapassar os 40°C, principalmente no dia 17 de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta terça, porém, já há previsão de 40ºC para Cuiabá (MT). Amanhã, os termômetros na capital mato-grossense e em Goiânia (GO) devem registrar 38ºC 

Segundo o Inmet, essas altas temperaturas na região central do Brasil ocorreram devido à formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano, juntamente com a aproximação da primavera, que também contribui para essa elevação.

Inmet emitiu um alerta de altas temperaturas até as 19h da próxima quarta-feira (14) para quase todo o estado de Goiás, sul do Tocantins, leste do Mato Grosso e a metade oeste de Minas Gerais

Por outro lado, ao longo dos próximos dias, a temperatura máxima em partes do Sul e Sudeste do país deve permanecer mais amena, entre 22°C e 28°C. Valores menores que 18°C podem, inclusive, ser registrados em grande parte de Santa Catarina, sul do Paraná, centro-sul de Minas Gerais, nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

São Paulo, por exemplo, tem máxima prevista de apenas 20ºC na quarta da semana que vem (20), enquanto os termômetros no Rio de Janeiro não devem ultrapassar os 24ºC no mesmo dia.

Segundo a Climatempo, o avanço de uma nova frente fria alimentada por áreas de instabilidade provoca também nuvens carregadas no sul de Mato Grosso do Sul nesta terça (13). Contudo, até o dia 19 de setembro, segundo o Inmet, os maiores acumulados são previstos em grande parte dos estados do Paraná e Santa Catarina e sul de São Paulo, além da faixa noroeste da Região Norte.

Confira a previsão completa para cada região do país:

 

 

Sul

 

No Sul, a previsão é de acumulados de chuva, principalmente no estado do Paraná e norte de Santa Catarina, onde os volumes deverão ultrapassar 70 mm.

Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva em torno de 30 e 40 mm.

Já para as temperaturas mínimas, como em grande parte do centro-sul do país, a previsão do Inmet indica uma diminuição ao longo da semana.

Em grande parte do Paraná e Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul, as mínimas poderão ser menores que 10°C.

Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:

 

  • Curitiba: mín. 13°C/máx. 21°C nesta terça (13); mín. 13°C/máx. 16°C na quarta (14); mín. 10°C/máx. 13°C na quinta (15).
  • Florianópolis: mín. 16°C/máx. 22°C nesta terça (13); mín. 16°C/máx. 19°C na quarta (14); mín. 14°C/máx. 18°C na quinta (15).
  • Porto Alegre: mín. 15°C/máx. 21°C nesta terça (13); mín. 14°C/máx. 18°C na quarta (14); mín. 13°C/máx. 19°C na quinta (15).

Fonte: g1

Comentários