AR TROPICAL TRARÁ CALOR, CHUVA E TEMPORAIS ISOLADOS ANTES DE FRENTE FRIA .

Semana terminará com alta temperatura e instabilidade isoladas pela atmosfera mais quente no Centro e no Sul do Brasil

A MetSul Meteorologia antecipa que ar quente e úmido vai favorecer chuva isolada e risco de temporais isolados no Centro-Sul do Brasil no final desta semana. A atmosfera mais quente vai determinar a formação de nuvens carregadas que devem atingir principalmente os estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

O tempo firme, entretanto, ainda predomina nesta sexta-feira na maior parte do Sul do país. O sol marca o dia no Rio Grande do Sul com amplos períodos de céu claro e ausência de nuvens no estado gaúcho em um belo dia de primavera. A imagem de satélite do final da manhã desta sexta mostrava tempo aberto na maior parte do Sul do Brasil, em especial no território gaúcho. O sol e o ar seco proporcionam aquecimento rápido e a tarde será de calor nesta sexta em muitas cidades gaúchas. Previsão de máximas ao redor de 30ºC em Porto Alegre e de até 31ºC na região metropolitana. A maior parte do interior terá entre 27ºC e 30ºC com máximas de 31ºC a 33ºC nos vales e no Noroeste. O calor aumenta neste sábado no Rio Grande do Sul. O dia terá sol e nuvens esparsas, contudo a nebulosidade aumenta da tarde para a noite. Com altas taxas de instabilidade e o calor, nuvens carregadas isoladas podem provocar chuva localizada e mesmo algum risco de temporais localizados. A tarde do sábado pode ter até 33ºC em Porto Alegre e marcas de 33ºC a 35ºC na Grande Porto Alegre e nos vales. Quase todo o Rio Grande do Sul terá máximas superiores a 30ºC, inclusive cidades da Serra. O tempo aberto de manhã com muito sol vai favorecer o aquecimento muito rápido e já no final da manhã fará calor em diversos municípios. Neste sábado, gradualmente a umidade começa a aumentar no Sul do Brasil à medida que ar tropical quente e úmido ingressa na região. Isso determinará que nuvens com chuva isolada se formem em diferentes pontos da região da tarde para a noite de sábado.

O índice CAPE, usado para avaliar instabilidade, tem altos valores sobre o Paraguai e aumenta no território gaúcho, o que explica o indicativo de alguns modelos de chance de chuva isolada típica de verão da tarde para noite de sábado no estado gaúcho. No Sul do Brasil, o estado com maior chance de chuva será o Paraná. Áreas de instabilidade vão atuar desde cedo no território paranaense com chuva neste sábado e devem persistir durante o dia, levando chuva a muitas cidades do estado. É alto o risco de temporais isolados de vento e granizo no Paraná neste sábado.

A instabilidade do Paraná, então, deve avançar para São Paulo, onde também devem se formar nuvens carregadas isoladas com pancadas de chuva localmente fortes com risco de temporais localizados, como ocorre em meses de verão. O ar quente e úmido favorecerá formações com chuva e risco de tempestades ainda em pontos isolados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e nos estados do Centro-Oeste.

A instabilidade de origem tropical, de chuva irregular e tempestades apenas isoladas, precede um sistema de instabilidade de grande intensidade e enorme abrangência que será uma frente fria impulsionada por forte massa de ar polar que vai avançar pelo Centro-Sul do Brasil entre domingo e segunda com chuva generalizada e temporais em muitas cidades.

Fonte: Metsul

Comentários