Colheita do milho alcança 46% da área total estimada

A colheita das lavouras de milho avança no Estado e alcança, nesta semana, 46% da área total estimada, que é de aproximadamente 830 mil hectares. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (16/02), 16% da cultura está em fase de maturação, 17% em enchimento de grãos, 9% em floração e 12% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Na região de Caxias do Sul, onde se localiza a propriedade de Vitor Gil em São Francisco de Paula (foto), o tempo muito seco e as temperaturas elevadas da última semana poderão agravar as perdas. Há lavouras em todos os estágios de desenvolvimento, desde o vegetativo até a colheita, porém predomina a fase de enchimento de grãos.

A continuidade das condições climáticas de tempo predominante seco e de temperaturas elevadas ainda prejudica a soja. Na semana, a cultura alcança 32% de área na fase de enchimento de grãos. Apenas 1% já está em fase de maturação, 45% em maturação e 22% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

A cultura do arroz tem suas primeiras lavouras colhidas (1%) e segue se desenvolvendo no Estado. Outros 10% estão em fase de maturação, 31% em enchimento de grãos, 38% em floração e 20% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Na região de Pelotas, em São Lourenço do Sul, Canguçu e Piratini, a colheita do feijão 1ª safra foi concluída. Outros municípios estão em fase de conclusão, como Cerrito, onde a área colhida atinge 97%. Em toda a região, o percentual colhido é de 74% das lavouras. Há ainda 6% das áreas maduras e prontas para serem colhidas; 7% das lavouras na fase de granação ou enchimento de grãos; outros 7% em floração; e 6% de áreas ainda em desenvolvimento vegetativo.

 

OLERÍCOLAS

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, em São Borja, a estimativa de redução é de 80% na produção de olerícolas nos últimos 60 dias devido aos efeitos adversos da estiagem. No cultivo hidropônico, as altas temperaturas comprometem a absorção de nutrientes, afetando o crescimento das plantas.

FRUTÍCOLAS

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, os pomares de caqui seguem com bom estado fitossanitário, e ainda não se iniciou a colheita. A uva está em fase de colheita; a qualidade é boa, mas há perda na produtividade inicial esperada. Sobre a cultura do morango, as frutas produzidas são de boa qualidade, mas, em função da estiagem, os reservatórios de água estão com níveis baixos. Os pomares de pêssego atingiram produtividade de 12 t/há. Há previsão de aumento de 200 hectares de área de plantio, assim como previsão de perda de produtividade de 30% na próxima safra em decorrência do frio fora de época. Sobre as nogueiras-pecã, há boa expectativa de produção para 2023 e crescimento em torno de 20% da produtividade em relação ao ano anterior.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Comentários