Massa de ar frio traz temperatura de inverno no RS a partir desta quarta-feira.

Na Serra do Nordeste, o dia deve terminar com termômetros de 9ºC ou 10ºC.

A chegada de uma frente fria com chuva generalizada já afastou o calor acentuado visto nessa terça-feira. A queda maior de temperatura no Rio Grande do Sul, entretanto, ainda está por ocorrer, segundo a Metsul Meteorologia. Uma massa de ar frio começa avançar pelo território gaúcho e alcançará grande parte do Estado na tarde e noite desta quarta-feira e na madrugada da quinta, proporcionando um clima típico de inverno. 

As máximas de hoje já ocorreram no começo do dia e as mínimas serão registradas à noite, à medida que a massa de ar frio começa a tomar conta do RS. Na noite desta quarta, a temperatura em diversos pontos da Campanha e do Sul do Estado vai estar entre 10ºC e 12ºC, e com marcas possivelmente de um dígito em cidades da Serra do Sudeste, como Pinheiro Machado e Canguçu.

Em Porto Alegre e Região metropolitana, a quarta-feira pode terminar com os termômetros marcando 13ºC a 15ºC em diferentes pontos. Já na Serra do Nordeste, o dia deve terminar com frio de 9ºC ou 10ºC em Caxias do Sul e Gramado, enquanto nos Aparados, entre São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, haverá pontos com 7ºC ou 8ºC.

De acordo com a Metsul, a massa de ar frio não chega a ser intensa, mas é forte para o fim de março. Trata-se da incursão de ar frio de maior potência até agora neste ano e de trajetória continental, assim como ocorre nas massas de ar frio mais fortes do inverno.

Sequência de madrugadas frias 

A massa de ar frio vai trazer uma sequência de madrugadas frias a partir desta quinta até o começo da semana que vem como o Rio Grande do Sul ainda não teve este ano. Grande parte dos municípios deve ter mínimas abaixo dos 10ºC no final desta semana agora e no próximo fim de semana.

A tendência é que as madrugadas mais frias sejam as desta quinta, sexta e sábado, uma vez que a perspectiva é que as mínimas entrem em elevação no domingo, embora sigam baixas para esta época do ano.

Fonte: Correio do Povo

Comentários