Sobe para 19,6 mil número de pessoas afetadas pela chuva no RS, diz Defesa Civil

Boletim foi divulgado às 10h desta quarta (17). Estragos foram registrados em 15 cidades, e pelo menos 28 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Farroupilha, Mariana Pimentel e Eldorado do Sul.

Subiu para 19.666 mil pessoas o número de afetados pelo temporal com fortes ventos e granizo que atingiu o Rio Grande do Sul na segunda-feira (15). Conforme a Defesa Civil estadual, em boletim divulgado às 10h desta quarta-feira (17), moradores de 15 cidades sofrem com os estragos causados pela chuva.

Em Farroupilha, na Serra, oito pessoas estão desabrigadas, ou seja, precisaram ser acolhidas em um abrigo. Duas casas foram atingidas por destroços de obra e as famílias foram encaminhadas a um hotel.

Já em Mariana Pimentel (8) e em Eldorado do Sul (12), as famílias foram desalojadas por danos em telhados e precisaram se mudar para a casa de parentes.

E, em Porto Alegre, Daner Hernandez Silva, de 45 anos, morreu após ser arrastado por mais de 12 km pela força da água. O corpo foi sepultado na manhã desta segunda. Em Charqueadas, uma pessoa teve ferimentos leves.

Veja a lista dos afetados:

 

Energia elétrica

 

A CEEE Equatorial informou que são 4,6 mil clientes atingidos. Desses clientes, 2 mil ainda estão pendentes de atendimento em função do evento ocorrido. A área mais atingida é o Litoral Norte (1,6 mil), e os esforços para recomposição estão focados, principalmente, em Tramandaí, que ainda possui 550 clientes pendentes.

Já a RGE contabiliza 94 mil clientes sem energia elétrica, com maior concentração nas cidades de Canoas (cerca de 57 mil clientes) e Gravataí (cerca de 23 mil clientes). O conserto dos estragos já normalizou o fornecimento de energia para cerca de 64% dos clientes afetados.

 

Estragos na Região Metropolitana

 

Em Gravataí, um poste de energia elétrica foi arrancado pela força do vento e ficou com a fiação exposta.

Em Canoas, equipes trabalhavam para a liberação de ruas e avenidas bloqueadas por árvores, fios e postes. O vento superou os 120 km/h, conforme medição feita na Base Aérea. Segundo a Defesa Civil do município, mil casas foram destelhadas. Móveis de uma loja foram arrastados e ficaram presos na rede elétrica.

Nesta terça, a prefeitura decretou situação de emergência, com vigor de 180 dias. Com isso, será possível adquirir materiais, equipamentos e contratar serviços de forma emergencial. O decreto autoriza a convocação de voluntários e realização de campanhas de arrecadação de recursos.

Em Cachoeirinha, o teto de uma empresa foi levado pelo vento. A Avenida Frederico Ritter, uma das principais da cidade, teve 12 postes de concreto derrubados, além de uma torre de transmissão que ficou retorcida. Árvores caíram sobre casas e a fiação elétrica.

Fonte: G1

Comentários