Grando brilha nos pênaltis, Grêmio supera o Bahia e avança na Copa do Brasil

Tricolor buscou empate no tempo normal e o goleiro agarrou duas penalidades para colocar o Tricolor na próxima fase

Gabriel Grando. Este é o nome do protagonista do "jogo do ciclone". Questionado pela torcida, o goleiro defendeu duas vezes na disputa de pênaltis e garantiu o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil. O Tricolor saiu atrás e buscou o empate em 1 a 1 diante do Bahia no tempo normal. Na marca fatal, venceu por 4 a 3 os baianos, na noite desta quarta-feira, na Arena.

Com a classificação, a direção gremista garante mais 9 milhões de reais no bolso, fruto das luvas de Grando. Ameaçado pela força das chuvas que atingem o RS, o duelo começou com uma hora de atraso. Durante o jogo, o time de Renato Portaluppi parou nas belas defesas do goleiro Marcos Felipe, incluindo em pênalti de Cristaldo, e no desencaixe da seus zagueiros.

Aos 50, o atacante Everaldo anotou um golaço de fora da área e deixou os visitantes em vantagem. Na segunda etapa, o Grêmio buscou o empate aos 29 minutos em boa jogada de Ferreira e gol de Villasanti. Vina perdeu um gol inacreditável. Os minutos finais foram de duas bolas no travessão de Ademir e uma de Suárez. Aí, tudo foi resolvido numa dramática disputa de pênaltis. 

Temporal dramático

Após duas vistorias no campo e uma hora de atraso em função da força das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul nesta semana, o árbitro Wilton Pereira Sampaio enfim autorizou o começo do confronto pela Copa do Brasil às 20h06.

No campo, as equipes lutaram contra um gramado embarrado para criar chances de gol e fazer a bola rolar. A pressão inicial foi gremista e em lances pelo alto. Em duas cobranças de escanteio, o goleiro Marcos Felipe salvou uma tentativa do volante Carballo de cabeça e Bruno Uvini.

O Grêmio teve uma enorme chance para marcar aos 36 minutos. Bitello arriscou chute e a bola bateu na mão do volante Acevedo. O árbitro assinalou a penalidade que Cristaldo bateu e perdeu. Marcos Felipe cresceu e fez a defesa. 

Os visitantes, que em nenhum momento abdicaram de jogar, tomaram a frente do placar em um golaço. Everaldo bateu colocado de fora da área e venceu o goleiro Grando, no último minuto da primeira etapa. Belo gol.

Ferreira salva

O Grêmio voltou sem mudanças e o Bahia também. Atrás no placar, o time gremista avançou suas linhas de marcação e obrigou Marcos Felipe a trabalhar já aos 4. Suárez buscou Cristaldo, que não dominou e o goleiro abandonou a meta. Bitello voltou a testar o arqueiro aos 7 minutos em chute de fora da área. 

Os visitantes assustaram sempre nos contragolpes. Ademir bateu rasteiro da entrada da área e Grando segurou. Renato promoveu a primeira troca aos 11. Ferreira entrou no lugar de Kannemann. Marcos Felipe estava inspirado. Suárez tentou toque de cabeça por cobertura e ele fez linda defesa na ponta dos dedos. 

O cenário do duelo era um Grêmio todo no ataque e cedendo espaços na defesa. O Bahia, se segurava e avançava em velocidade. Vina entrou no lugar de Cristaldo. O Grêmio encontrou o empate aos 27 minutos. Em lance individual, Ferreira passou por dois marcadores e tocou no meio da área para Villasanti fuzilar para o fundo das redes. Vina teve a chance de virar. Livre e na pequena área, ele isolou a finalização. 

A reta final do jogo foi repleta de lances de perigo. Ademir finalizou duas vezes no travessão em chutes de fora da área. O Grêmio respondeu com Suárez, que parou em Marcos Felipe e na trave em chute por cobertura. Enorme defesa do goleiro. Com o novo empate, a classificação foi resolvida nos pênaltis. 

O brilho de Grando

O goleiro gremista, que é seguidamente criticado pelos torcedores, apareceu na hora grande. Reinaldo e Ferreira para o Grêmio, Cauly e Everaldo para o Bahia, abriram as cobranças com perfeição. 

O zagueiro Bruno Alves encontrou o travessão. Quando o Bahia podia ter vantagem, Grando defendeu o chute de Cicinho. Villasanti colocou o time gremista na frente em 3 a 2. Acevedo bateu mal e caberia a Bitello definir. O meia bateu errado e para fora. Yago Felipe empatou. André Henrique fez o seu e no 4 a 3, Grando espalmou o chute do zagueiro Gabriel Xavier.

Copa do Brasil 2023 - Quartas de final

Grêmio 1 (4)

Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Nathan) e Reinaldo; Bitello, Cristaldo (Vina) e Luis Suárez (André). Técnico: Renato Portaluppi.

Bahia 1 (3)

Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan (Matheus Bahia); Rezende e Acevedo; Ademir (Yago Felipe), Cauly e Kayky (Lucas Mugni); Everaldo. Técnico: Renato Paiva.

Gols: Everaldo (50min/1°T) Villasanti (26min/2°T). 
Cartões amarelos: Everaldo, Ryan, Kanu e Acevedo (Bahia) Carballo e Gustavo Martins (Grêmio)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Leone Carvalho Rocha (GO).
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Data e hora: 12/07, quarta-feira, às 19h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 35.437 torcedores. 

Fonte: Correio do Povo

Comentários