Já percebeu que dias de céu azul costumam ser mais frios no RS? Entenda o motivo

Frio também pode contribuir para problemas de pele. Dermatologista explica como se precaver.

Já reparou que quando o céu está limpo, azul, sem nuvens o dia normalmente é mais frio? ❄️❄️❄️ Isso tem explicação científica, e tem a ver com um fenômeno meteorológico chamado sistema de alta pressão. Entenda melhor abaixo ☀️☀️☀️

O climatologista Francisco Aquino, do Centro Polar e Climático da UFRGS, explica que o sistema de alta pressão é formado por uma área estável, com ar mais frio, que vem do entorno da Antártica. E as duas características são relacionadas: por ser mais frio, é um ar mais seco.

"Ar mais seco tem menos vapor d'água, que ajudaria a aquecer mais rápido. Como o ar é seco, demora de três a sete dias para a temperatura voltar a subir. A combinação de noite longa com dia curto faz com que a gente tenha dias bem frios e ensolarados", explica Aquino.

Sabe o que ajudaria a não ser tão frio? As nuvens! ☁️ Elas funcionam como um cobertor e impedem que o calor escape para a atmosfera.

Semana tem sido de temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul — Foto: Vinny Vanoni/PMPA

Semana tem sido de temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul — Foto: Vinny Vanoni/PMPA

E por que faz mais frio às 7h da manhã do que durante a madrugada, quando não há sol nenhum? 🌃

"Em condições de céu limpo e estabilidade, o calor que a havia no planeta vai embora para o espaço, e o auge dessa perda de calor acontece por volta das 7h ou 7h30, porque é quando a superfície começa a reagir ao dia. O sol demora mais para nascer, portanto a noite fica longa e leva até o início da manhã o registro da menor temperatura", explica Aquino.

Nesses dias, a umidade tende a estar bem mais baixa. Para secar o cabelo, é ótimo. Já para a pele... 👨‍

"Na nossa pele, temos a epiderme, que são as células vivas, e acima delas há células mortas. Nessa região, temos lipídios, gorduras, proteínas, e isso tudo gera uma proteção que evita a perda de água. No inverno, essa proteção fica danificada, e não conseguimos reter tanta água. Isso permite que agentes externos, que causam alergias e dermatites, penetrem mais facilmente na pele", explica a dermatologista Valéria Rossato.

 

O que se deve e o que não se deve fazer em dias frios e secos

 

Dias sem nuvem tendem a ser mais frios do que quando o tempo está nublado  — Foto: Alex Rocha/PMPA

Dias sem nuvem tendem a ser mais frios do que quando o tempo está nublado — Foto: Alex Rocha/PMPA

Sabe aquele banho bem quente em um dia frio e seco? Pois a dermatologista explica que, além de "bem bom", ele também é bem errado. ❌

"No inverno, tomamos banhos mais quentes, passamos menos hidratante e suamos menos. A proteção da pele fica danificada, e percebemos uma piora da rosácea. Deve-se evitar banhos demorados, evitar água muito quente e sempre usar cremes hidratantes. Pessoas que lavam muita louça devem tentar usar luvas, evitar contato com substâncias químicas", diz Rossato.

 

Fazer 👍

 

 

  • Usar cremes hidratantes;
  • Tomar banhos curtos;
  • Priorizar uso de sabonete em áreas de dobras e áreas genitais.

 

 

Evitar 👎

 

 

  • Banhos longos;
  • Água muito quente;
  • Contato com substâncias químicas, como detergente;
  • Uso exagerado de sabonete.

Fonte: g1

Comentários