Grêmio perde para o Corinthians, frustra torcida em casa e se afasta da ponta da tabela

Com estádio lotado e um jogador a mais por quase toda a partida, Tricolor perdeu por 1 a 0 neste domingo

Se o título brasileiro era um sonho gremista que parecia se se aproximar da realidade, a derrota tricolor para o Corinthians por 1 a 0 afastou o Grêmio da almejada taça. Após cinco vitórias seguidas no Brasileirão, o time de Renato Portaluppi – que jogou com um a menos durante quase toda a partida – frustrou os mais de 50 mil torcedores que lotaram a Arena abaixo de muita chuva na tarde deste domingo.

Logo aos dez minutos, Bruno Méndez fez falta dura em Besozzi e foi expulso. O Tricolor foi para cima e chegou a fazer um gol, anulado por impedimento. Mesmo com a vantagem de um jogador a mais, o Grêmio não conseguiu evoluir nos primeiros momentos.

No primeiro tempo da partida, saiu atrás do Corinthians em um erro da defesa no primeiro lance de perigo da equipe paulista. Em desvantagem, o Corinthians tratou de se defender e pouco produziu ofensivamente. Na única chance da primeira etapa, Romero marcou o gol da vitória corintiana.

No segundo tempo, o Corinthians se fechou completamente, com o time inteiro no campo de defesa. A entrada de Ferreira deixou o Grêmio mais ofensivo. O time tricolor tentava o empate de todas as formas, mas não conseguiu fazer valer a vantagem numérica. Aos 35 minutos, Bruno fez falta dura em Fagner na frente do árbitro e foi expulso direto.

No intervalo da partida, o gerente de futebol do Corinthians, Alessandro, tentou invadir a sala do VAR. Imagens registraram o momento em que o corintiano fura o bloqueio de seguranças da Arena do Grêmio e tenta abrir a porta da sala. O motivo da tentativa de invasão seria a insatisfação do dirigente com a arbitragem da partida.

Com um a mais, Grêmio sai perdendo

O Grêmio teve vantagem logo no início da partida, com a expulsão de Bruno Méndez, após falta aos oito minutos do primeiro tempo. O zagueiro ignorou a bola e acertou as travas da chuteira no tornozelo de Besozzi. O árbitro foi ao VAR e expulsou Méndez.

O resultado paralelo também parecia ajudar. O Bragantino abriu o placar contra o Botafogo logo aos três minutos.

Com um a mais, o Grêmio foi para cima com, buscando o resultado. Chegou a marcar um gol, bem anulado por impedimento, aos 23 minutos. Em seguida, Suárez recebeu de Besozzi e pifou Galdino na cara do gol. Ele só matou de cabeça, mas o juiz já anotava a posição irregular.

Aos 32 minutos, o Corinthians abriu o placar em um vacilo da defesa tricolor. Após cobrança de escanteio de Fágner, a zaga afastou mal. Lucas Veríssimo escorou de cabeça nas costas da marcação e encontrou Romero, que finalizou caindo. Grando nem reagiu.

Logo em seguida, em Bragança Paulista, o Botafogo fez dois gols em dois minutos e virou sobre o Bragantino, reassumindo a liderança. No começo segundo tempo, o Bragantino empatou e o clube carioca voltou à segunda posição, com o Palmeiras de líder.

Após o gol, o Corinthians se fechou defensivamente e acertou a marcação. O Grêmio insistia em tentar avançar pelo meio, esbarrava no bloqueio e arriscava chutes de fora da área, sem grande perigo.

Retranca corintiana, desespero tricolor

No segundo tempo, o Grêmio foi para cima com tudo. A entrada de Ferreira deu mais velocidade e capacidade de confronto um contra um. O Corinthians se fechou totalmente. Quando tinha a bola, o Corinthians tentava sair com apenas um jogador, mas não conseguia criar chances. O goleiro Cássio aproveitou praticamente todas as defesas para cair e ganhar tempo, irritando a equipe tricolor. Cássio acabou sendo substituído no segundo tempo por conta de dores no joelho. Carlos Miguel assumiu o gol. 

O Tricolor tentava furar o bloqueio com trocas de passe e cruzamentos pelos lados e chutes de longe. Com o resultado negativo em casa, as chances de um título do Grêmio ficam reduzidas.

O Palmeiras, que goleou o Inter por 3 a 0 no sábado, lidera o campeonato, com 62 pontos. O Botafogo é o segundo, com 60. O Grêmio é o terceiro com 59 pontos, mesma pontuação do Bragantino, que é quarto, mas tem um jogo a menos. Flamengo é quinto, com 57, e um jogo a menos. 

O Grêmio volta a jogar no dia 26, contra o Atlético-MG, em Minas Gerais.

 

Brasileirão 2023 - 34ª rodada:

Grêmio 0 

Gabriel Grando; João Pedro (Fábio e depois Gustavo Martins), Bruno Alves, Kannemann (André Henrique) e Reinaldo; Villasanti, Carballo e Cristaldo; Everton Galdino (JP Galvão), Luis Suárez e Lucas Besozzi (Ferreira). Técnico: Renato Gaúcho.

Corinthians 1

Cássio (Carlos Miguel); Bruno Méndez, Lucas Veríssimo e Caetano; Fagner, Maycon, Giuliano (Matheus Araújo), Renato Augusto (Gabriel Moscardo) e Matheus Bidu; Ángel Romero (Ruan Oliveira) e Wesley (Gustavo Silva). Técnico: Mano Menezes.

Gol: Ángel Romero, aos 31 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Villasanti e Suárez (Grêmio); Caetano (Corinthians), Mano Menezes, Maycon, Ángel Romero, Lucas Veríssimo, Fagner e Ruan Oliveira (Corinthians).

Cartões vermelhos: Bruno Méndez (Corinthians) e Bruno Alves (Grêmio).

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE).

Local: Arena, Porto Alegre.

Data e hora: 12 de novembro, domingo, 16h

Comentários