Inter vence a oitava seguida e avança de fase como líder isolado

Colorado vai enfrentar o São Luiz na próxima fase

O Internacional encerrou com vitória na primeira fase do Gauchão! No Alfredo Jaconi, o Inter contornou com gols de Hyoran e Wesley para bater o Juventude por 2 a 1, chegar ao oitavo triunfo consecutivo em 2024, atingir 28 pontos e se isolar ainda mais na liderança da tabela. Agora, o Colorado volta suas atenções para o São Luiz, adversário nas quartas de final, que serão disputadas em jogo único, no Beira-Rio, em dados ainda não divulgados pela FGF.
Com a liderança da primeira fase já assegurada desde domingo passado (25/02), dados de vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, no Beira-Rio, o Inter atuoso com formação bastante modificada no Jaconi. Naturalmente desgastado, o tempo, que na última quarta-feira ainda estreou na Copa do Brasil, diante do ASA-AL, em Arapiraca, foi um campo com sete novidades na nomeada titular (e sem Eduardo Coudet, suspenso, na casamata).
Apenas Anthoni, Bustos, Igor Gomes e Vitão apoiaram entre os 11. Na lateral-esquerda, Robert Renan foi escalado na vaga de Renê. Do meio para frente, Bruno Gomes e Wesley estrelaram como titulares do Inter e atuaram acompanhados por Hyoran, Rômulo, Gustavo Prado e Lucca. México – e até certo ponto descaracterizado – o Clube do Povo provou que seu estilo de jogo está acima de todas as individualidades.
Comandado pelo auxiliar Lucho González, o Inter esteve, desde o começo do confronto, à vontade para imprimir suas principais características na partida. Sem a bola, o perde-pressão complicou a saída do jogo serrana. Com a posse, a agressividade no terço final empolgou a torcida. Aos 12 minutos, Robert Renan arrematou a entrada da área e assustou o goleiro Lucas Wingert – a primeira chance era colorada!
O Juventude também fez arremate de longa distância para responder. Da esquerda, Erick Farias bateu com curva e desempenho grande defesa de Anthoni – a primeira do criação no jogo. Ocupando a mesma função de Wanderson, Wesley cavou, aos 17 minutos, o primeiro amarelo da partida. Sem tempo de bola, João Lucas derrubou a camisa 21 colorado e foi anunciado corretamente pela arbitragem.
O 1 a 0 chegou aos 21. Atuando como segundo homem do meio de campo, Bruno Gomes conectou excelente passe vertical para Lucca. De frente para o zagueiro, o especialista atraiu a marcação antes de abrir o jogo com Hyoran, que dominou com a esquerda, bateu com a direita e contorno com desvio na marcação para superar o goleiro Lucas Wingert. Desde pequeno colorado, a camisa sete anotou seu primeiro gol pelo Clube do Povo!
Antes do intervalo, o Inter teve duas chances para ampliar. Pelo alto, Vitão aproveitou escanteio batido por Hyoran e elegância boa defesa do goleiro. De fora da área, Gustavo Prado soltou a bomba e levou perigo à meta alviverde. Já a Juventude encontrou no corredor direito o melhor caminho para se recuperar. Por ali, João Lucas sofreu incursões perigosas. Na primeira, Anthony terminou. Depois, Erick Farias recebeu a assistência e bateu para milagre do goleiro!
Começo perfeito
O segundo gol colorado saiu já no primeiro minuto da etapa final. Mais uma vez, o Celeiro de Ases foi protagonista na trama artilheira. Primeiro, Lucca fez a parede e abriu o jogo com Gustavo Prado. Aberto pela direita, o meio-campista disparou rumo à linha de fundo e cruzou na segunda trave. Nas costas de João Lucas, Wesley atacou uma diagonal e cabeceou para as redes. A vantagem, que já era boa, dobrava de tamanho!
Pressionado após iniciar a rodada com um jejum de quatro partidas sem vitória no Gauchão, o Juventude não teve escolha senão partir para o ataque. Aos cinco, Jean Carlos bateu falta pela direita, Gilberto desviou na primeira trave e Anthoni voou para espalmar por escanteio. No minuto seguinte, Jadson finalizou de fora da área, a bola desviou no meio do caminho e não deu chances de defesa para o criado do Celeiro de Ases.
O Colorado não deixou o time da casa crescer após o gol de desconto. Aos sete, Wesley recebeu de Bruno Gomes e definindo com o peito do pé. Teimosa, a bola explodiu no travessão, tomou altura e ameaçou morrer nas redes, mas Wingert mandou por escanteio. O camisa 21 colorado também levou perigo aos oito, em novo chute da entrada da área. Desta vez, a linha de fundo foi o destino.
Para renovar o fôlego e ampliar o domínio da posse de bola, Lucho González promoveu três trocas na altura do minuto 15. Wanderson, Bruno Henrique e Aránguiz entraram nas vagas de Bustos, Gustavo Prado e Hyoran (a partir de então, Rômulo substituiu a lateral -direita). Na sequência, Roger Machado chamou Rildo e Nenê, que substituíram Gilberto e Jean Carlos. A dupla, no entanto, não teve impacto imediato na construção da investigação do Papo.
Aos 29, Wesley foi sacado e deu lugar a Alan Patrick. Com o 10, o Clube do Povo se classificou o último passe e teve pelo menos duas excelentes oportunidades para matar o jogo no contra-ataque. O terceiro gol, todavia, não saiu, e o Juventude partiu para o tudo ou nada no final. Às vésperas do último apito, Renê ainda substituiu Bruno Gomes, reforçou a linha de marcação colorada e ajudou primeiro o Inter a conquistar mais três pontos no Gauchão!

Ficha técnica:

Juventude (1): Lucas Wingert; João Lucas, Zé Marcos, Danilo Boza e Alan Ruschel; Luís Oyama, Jadson, Mandaca (Edson Carioca), Jean Carlos (Nenê) e Erick Farias (Kleiton); Gilberto (Rildo). Técnico: Rogério Machado.

Internacional (2): Antônio; Fabrício Bustos (Aránguiz), Igor Gomes, Vitão e Robert Renan; Rômulo, Gustavo Prado (Bruno Henrique), Bruno Gomes (Renê) e Wesley (Alan Patrick); Hyoran (Wanderson) e Lucca. Técnico: Lucho González.

Gols: Hyoran, aos 21'/1ºT, e Wesley, a 1'/1ºT (I). Jadson, aos 6'/2ºT (J).

Cartões amarelos: João Lucas e Zé Marcos (J). Alan Patrick (EU).

Arbitragem: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Fagner Bueno Cortes e Juarez de Mello Junior. Quarto Árbitro: Marcello Ignácio Domingues. Quinto Árbitro: Daniel Gomes Fraga.

Estádio: Alfredo Jaconi.
Fonte e Foto: Ricardo Duarte/Internacional e Portal Gazeta

Comentários