Trabalhador rural morre após choque elétrico ao encostar em fio solto da CEEE Equatorial em Bagé

Murilo Vieira dos Santos, 24 anos, cavalgava por uma estrada vicinal quando recebeu uma descarga elétrica

Um homem morreu vítima de choque elétrico em Bagé, na região da Campanha, na manhã desta quinta-feira (4), após encostar em um cabo energizado da CEEE Equatorial que se rompeu com o vendaval da noite anterior. Murilo Vieira dos Santos, 24 anos, trafegava por uma estrada vicinal quando recebeu uma descarga elétrica. É o segundo caso de pessoa morta por encostar em cabo energizado da CEEE Equatorial em duas semanas.

Segundo a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta das 10h. Murilo estava cavalgando pela localidade do Passo da Alexandrina, a cerca de 15 km do centro de Bagé. Enquanto trafegava pela estrada, o cavalo se enroscou no fio solto energizado e sofreu uma descarga elétrica. Ao tentar soltar o animal, Murilo foi vítima de choque elétrico. 

Um amigo que vinha logo atrás, também a cavalo, tentou laçar Murilo para afastá-lo do contato com o cabo. Na tentativa, seu cavalo também acabou atingido por uma descarga elétrica. Murilo e os dois cavalos morreram no local

 Nós isolamos a área para realização de perícia e amanhã (sexta-feira) vamos ouvir a testemunha e familiares da vítima — diz o titular da 2ª Delegacia de Polícia de Bagé, Caio Rodolfo Imamura. 

Solteiro e sem filhos, Murilo estaria se deslocando para um rodeio que começaria nesta sexta-feira em Bagé. Habituado a disputar provas campeiras na região, ele também estava envolvido na organização do evento, que acabou cancelado após o acidente. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, Milton Domingos Brasil, é cada vez mais frequente a queda no fornecimento de energia no interior do município, com longa demora para restabelecimento do serviço.

— A gente fica uma semana, 10 dias sem luz, e quando o pessoal da CEEE vem, não tem conhecimento para resolver o problema. Agora aconteceu uma tragédia — lamenta Brasil.

Em 22 de março, Marcelo Henrique Lopes Rosa, 11 anos, morreu em situação semelhante. O menino recebeu um choque elétrico após encostar em fiação caída de um poste da CEEE Equatorial em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.

Conforme a ocorrência policial, a CEEE Equatorial havia sido comunicada do rompimento do cabo, pela primeira vez, às 21h16min de quarta-feira (3). 

— A gente lamenta profundamente a perda da pessoa associada à questão elétrica. Vamos dar todo assessoramento à família da vítima, acompanhar a investigação e prestar os esclarecimentos necessários quando oportuno — afirma Sergio Valinho, superintendente técnico da CEEE Equatorial.

Questionado sobre a demora para atender à ocorrência, ele destacou que havia inúmeros pedidos em aberto na região, dificultando que as equipes chegassem a tempo ao local.

— Orientamos, desde então, que quando isso acontece entrem em contato com nossos canais de atendimento e se afastem do circuito elétrico até que uma equipe nossa chegue ao local. Dentro das prioridades, esse serviço é prioritário. Estávamos realizando outros atendimentos desse tipo enquanto esse aguardava atendimento.

O superintendente ainda informou que novas equipes estão em fase de contratação para ampliar a capacidade de atendimento da concessionária no Rio Grande do Sul.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Valinho ressaltou que, desde que a empresa assumiu a gestão, já foram corrigidos mais de 5 mil defeitos que poderiam levar a esse mesmo tipo de acidente. Uma das medidas previstas é a instalação de redes mais modernas com dispositivos capazes de realizarem o desligamento automático dos circuitos em caso de rompimento.

O que diz a CEEE Equatorial

"A CEEE Equatorial está ciente do acidente fatal em Bagé que vitimou um jovem e dois cavalos. A empresa lamenta profundamente o ocorrido, solidariza-se com a família da vítima. Informa ainda que colabora com as investigações e irá continuar a prestar apoio e suporte aos familiares, aguardando com prudência e responsabilidade os desdobramentos dos fatos e a completa apuração das causas e circunstâncias do acidente."

Fonte: GZH

Comentários