Sexta-feira será de instabilidade em parte do RS e temperatura cai no Estado

Há previsão de tempo seco na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul

A sexta-feira (5) será de instabilidade em parte do Rio Grande do Sul. A frente fria segue avançando pelo Estado em direção ao Sul, trazendo queda na temperatura e tempo instável. Assim, a previsão é de chuva na Região Metropolitanaincluindo Porto Alegre, nas Missões, no Norte e na Serra. Será um dia de muita nebulosidade e pancadas de chuva durante a manhã e à tarde. Já na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, haverá predomínio do sol e não chove.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, válido até as 10h de sexta-feira (5), apontando risco de temporal na Fronteira Oeste, no Sul e parte da Campanha. Segundo o órgão, as rajadas de vento podem atingir até 60 km/h nessas áreas, e os acumulados podem chegar a até 50mm. Contudo, existe baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Os maiores volumes de chuva são esperados para municípios dos Vales, como Westfália, e da Região Metropolitana, como Viamão, com 36 milímetros, representando até 23% e 27% da média mensal, respectivamente. Em Porto Alegre, a quantidade será de até 36 milímetros, equivalendo a 27% da expectativa para esta época.

A temperatura cai com a passagem da frente fria pelo Estado. A mínima, 12ºC, ocorre em Pedras Altas, no Sul. A máxima será registrada em Vicente Dutra, no Norte: 32ºC. Na Capital, a variação térmica será entre 19ºC e 24ºC.

O final de semana será marcado pela virada no tempo no RS. No sábado (6), o tempo volta a ficar firme, momentaneamente, após a passagem de uma frente fria. Chove somente na Fronteira Oeste, nas Missões, no Norte e na Serra.  A mínima do sábado ocorre em Pedras Altas, no sul gaúcho, e em São José dos Ausentes, na Serra : 10ºC. A máxima será registrada em dois municípios do Norte, Vicente Dutra e Novo Tiradentes: 33ºC . Na Capital, a amplitude térmica será de 17ºC a 26ºC.

Já no domingo (7), a instabilidade se espalha pelo restante do RS. A forte variação do vento em altos níveis atmosféricos favorece a formação de nuvens carregadas. Na Região Metropolitana, na Região Central, nas Missões, na Serra e no Norte, a condição será de muita chuva ao longo do dia, com alerta para tempestades. Já na Campanha e no Sul, o volume de chuva é um pouco menor, com aberturas de sol pontuais.

Veja a previsão do tempo para a sua região nesta sexta-feira:

Região Metropolitana: a sexta-feira vai ser de tempo instável, com pancadas de chuva na primeira metade do dia. Em Viamão, os termômetros variam de 18°C a 24°C.
Campanha: a sexta-feira vai ser de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Bagé, os termômetros variam de 15°C a 24°C.
Fronteira Oeste: a sexta-feira vai ser de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 19°C a 26°C.
Litoral Norte: a sexta-feira vai ser de tempo instável, com pancadas de chuva na primeira metade do dia. Em Torres, os termômetros variam de 19°C a 23°C.
Litoral Sul: a sexta-feira vai ser de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam de 18°C a 24°C.
Região Central: a sexta-feira vai ser de tempo instável, com pancadas de chuva na primeira metade do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 17°C a 24°C.
Região Noroeste: a sexta-feira vai ser de tempo instável, com pancadas de chuva na primeira metade do dia. Em Ijuí, os termômetros variam de 18°C a 27°C.
Região Norte: a sexta-feira vai ser de tempo instável, com chuva a qualquer momento do dia. Em Erechim, os termômetros variam de 17°C a 23°C.
Região Sul: a sexta-feira vai ser de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Canguçu, os termômetros variam de 15°C a 21°C.
Serra: a sexta-feira vai ser de tempo instável, com chuva a qualquer momento do dia. Em Bento Gonçalves, os termômetros variam de 18°C a 27°C. 

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta-feira:

Porto Alegre: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.
Bagé: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 24°C.
Capão da Canoa: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.
Caxias do Sul: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.
Erechim: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 17°C e máxima de 23°C.
Lajeado: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.
Mostardas: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 26°C.
Passo Fundo: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.
Pelotas: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 25°C.
Rio Grande: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.
São Borja: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.
Santa Cruz do Sul: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.
Santa Maria: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 17°C e máxima de 24°C.
Santa Rosa: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 20°C e máxima de 29°C.
Torres: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 23°C.
Tramandaí: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.
Uruguaiana: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 26°C.
Xangri-lá: chuva na primeira metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 23°C.

Fonte: GZH

Comentários