Semana começa com sol e temperaturas altas, mas chuva volta ao RS na quarta-feira

Temperatura deve começar a ficar mais amena no final da semana, com a previsão de precipitações no Estado

Depois de um domingo (7) de céu cinza e chuva em algumas áreas do Rio Grande do Sul, a semana deve começar com tempo aberto e temperaturas elevadas, com máximas chegando a 30ºC, principalmente da região Central ao Sul. É o que prevê a Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A partir de quarta-feira (10), o tempo deve mudar e a chuva volta a aparecer em território gaúcho. Com isso, as temperaturas tendem a cair.

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista no Inmet, o retorno das precipitações se deve à formação de uma área de instabilidade:

— Um sistema de baixa pressão com cavados proporcionará áreas de instabilidade que potencializarão a formação rápida de nuvens de chuva em forma de pancadas. A chuva poderá vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento.

Na segunda-feira (8), o tempo fica firme na faixa Oeste e Central. O sol predomina ao longo do dia, e no fim da tarde, há possibilidade de chuva irregular no Sul e em Porto Alegre. No Norte e na Serra, pancadas isoladas podem começar pela manhã. Em Porto Alegre, a previsão do tempo deve oscilar entre 21ºC e 24ºC.

Previsão para os próximos dias

Na terça-feira (9), haverá uma passagem de uma nova frente fria a partir da noite que deixará o tempo instável no Estado. O Climatempo destaca a faixa sul do Estado, onde há previsão de pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite. Para faixa Norte e Serra, a previsão é de pancadas à noite. Na região mais central e metropolitana do Rio Grande do Sul, há pouca chuva à tarde.

— Na terça-feira, tem aumento da temperatura. Volta a ter a condição de tempo quente, abafado e com nebulosidade, e isso segue ao longo da semana — acrescenta Andrea.

A temperatura máxima no Estado entre segunda e terça-feira deve oscilar entre 28ºC e 30ºC — inclusive em Porto Alegre, que deve alcançar 28ºC.

Na quarta-feira (10), a frente fria se desloca em direção ao oceano, mas mantém o tempo instável em toda a metade leste do Estado. Nessas áreas, deve haver muitas nuvens e chance de chuva a qualquer hora do dia, inclusive em Porto Alegre. No Oeste, haverá muita nebulosidade, mas há previsão de chuva, de acordo com a Climatempo.

Na quinta-feira (11), 0 Inmet prevê chuva em todo o Estado, com volumes significativos restritos do Centro ao Norte. Destaque para a porção Nordeste. Já na sexta-feira (12), a chuva volta a diminuir e o tempo tende a ficar novamente aberto. 

Na quinta e na sexta-feira, a temperatura deve diminuir por conta da chuva. A tendência é de que o clima fique ameno em todo o Estado.

Fonte: GZH

Comentários