Semana começa com alerta de chuva e vento no RS, mas tempo deve ficar firme a partir de quarta-feira

Ciclone extratropical irá favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o Estado na terça-feira

A previsão é de chuva forte para o começo da semana no Rio Grande do Sul. O cenário fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse, neste domingo (14), dois alertas de perigo para o Estado, que têm validade até o fim de terça-feira (16). A partir de quarta-feira (17), no entanto, o tempo deve ficar firme.

Na segunda-feira (15), a previsão é de tempo instável, assim como visto neste domingo (14). Na faixa oeste gaúcha, a condição será de muita nebulosidade e chuva frequente, com alerta de temporal.

Em todas as demais áreas, a previsão é de bastante nebulosidade, chuva e poucos momentos com sol. O volume mais elevado de chuva deve ser registrado nas regiões das Missões, Sul e Campanha.

Na terça (16), o tempo deve permanecer instável. A formação de um ciclone extratropical (ainda distante do RS) e também a presença de um cavado meteorológico irá favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o RS, conforme o Climatempo.

No Norte, na Serra e em Porto Alegre, a chuva pode começar já pela manhã de terça e se prolongar até a noite, intercalando períodos de melhora. No oeste do Estado, não deve chover e o dia terá variação na nebulosidade, com alguns períodos de céu nublado. 

No Sul, Campanha, Noroeste e áreas centrais, a chuva marca a manhã, mas vai perdendo a intensidade e parando até a noite.

Inmet alerta para chuva e vento forte

Em razão da previsão do tempo para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (14), dois alertas de perigo para o Rio Grande do Sul. Ambos têm validade até as 18h da próxima terça e englobam diversas regiões do território gaúcho.

Há perigo de chuva intensa em todas as regiões do Estado. Já na costa, de Sul a Norte, foi o vento forte motivou o comunicado do Inmet.

Conforme o instituto, o volume de chuva pode variar de 30 a cem milímetros por dia, dependendo da região. Em Uruguaiana, na fronteira com Argentina, por exemplo, a média do mês é de 161,7mm. Já em Porto Alegre é de 114,4mm. 

Devido à grande quantidade de água em pouco tempo, o Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Tempo firma na quarta-feira

Na quarta (17), o tempo deve se firmar. Uma área de alta pressão deve inibir a formação de nuvens carregadas, trazendo estabilidade em todo o Estado. A sensação de frio segue presente principalmente pela manhã.

O sol pode aparecer em diferentes cidades do Estado a partir de quarta, como em Santana do Livramento e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, o dia deve ser de sol entre nuvens, com mínima de 15°C e máxima de 23°C.

Fonte: GZH

Comentários