Após um mês sem notificação, governo do RS emite aviso para todas as regiões Covid do Estado.

Decisão ocorre após reunião entre Gabinete de Crise e o Grupo de Trabalho (GT) nesta terça-feira.

O governo do Rio Grande do Sul emitiu, nesta terça-feira, aviso para as 21 regiões Covid do Estado. Após um mês sem notificações, o Gabinete de Crise e o Grupo de Trabalho (GT) decidiram em conjunto lançar o Aviso após a reunião comandada pelo governador Eduardo Leite, com participação do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior na manhã de hoje. 

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), dados recentes do Estado apontam para um aumento de casos confirmados nos últimos dias, tendo saltado de uma média diária de 5,7 a cada 1 milhão de habitantes em 26 de dezembro de 2021 para 75,9 em 3 de janeiro de 2022. De acordo com o governo estadual, essa alta pode ser explicada em parte devido a atrasos de registro no sistema gerados pelos feriados de Natal e Ano-Novo, mas o aumento dos números é consequência também do aumento da transmissão. 

De acordo com o governador Eduardo Leite, o Estado vive um momento que requer atenção. Ele destaca que apesar da variante delta não ter causado tantos problemas em solo gaúcho, a ômicron tem se mostrado bastante transmissível, sendo um potencial perigo ao Rio Grande do Sul. 

"Os primeiros estudos indicam que a ômicron pode ser menos letal e causar menos casos de desconforto respiratório agudo, mas tem se visto, no mundo, pacientes apresentando febre alta e demandando cuidados de saúde. Isso, por consequência, em âmbito regional, pode aumentar o fluxo de pacientes que precisam de cuidados na rede de atenção primária, como as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Pronto Atendimento de algumas regiões do Estado, bem como em leitos convencionais e de UTI”, afirmou. 

Reforço na prevenção no verão

Conforme o Gabinete de Crise, o período de veraneio e de férias costuma ser de maior circulação de pessoas entre as diversas regiões gaúchas, para fora do Estado e do país, além de fluxo inverso para o Rio Grande do Sul. Por isso, o Gabinete considera necessário redobrar os cuidados de prevenção da Covid-19, ou seja, etiqueta sanitária, distanciamento social e cumprimento dos protocolos. 

Fonte: Correio do Povo

Comentários