Quarta começa quente e terá risco de temporais, com raios e granizo no RS

Frente fria derruba as temperaturas ao longo do dia e mínimas ocorrem à noite.

Frente fria avança e encontra atmosfera de muitíssimo baixa pressão e superaquecida, o que deve levar a temporais fortes a severos localmente, nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. Há risco tanto de granizo como de vendavais, além de raios. A instabilidade com chuva afeta mais o Centro, Sul e o Leste do estado.

No Noroeste e no Norte do estado, o tempo firme predomina com sol, vento Norte moderado a forte e calor antes da virada do tempo. No Centro, Sul e o Leste gaúcho, a temperatura cai bastante. As máximas ocorrem no começo do dia e as mínimas devem se dar à noite.

As mínimas rondam os 14ºC em Caxias do Sul, os 11ºC em Bagé e 10ºC no Chuí. As máximas, por sua vez, podem chegar a 29ºC em Passo Fundo, 30ºC em Torres e 33ºC em Santa Rosa.

Temporais de granizo atingiram várias cidades do RS na terça. Na maioria dos locais, as pedras de gelo foram miúdas, mas em alguns pontos o granizo chegou a apresentar tamanho médio. Os temporais de granizo, como era esperado, ocorreram mais no Sul e no Leste do estado.

A MetSul alerta para o alto risco de temporais localmente fortes a severos na quarta, com chuva forte, raios, granizo de variado tamanho e vendavais. Há potencial para supercélulas de tempestade localizadas, capazes de gerar granizo grande e fenômenos severos de vento de microescala como tornados ou microexplosões.

O risco é maior na primeira metade dia em parte do Oeste, no Centro, Sul e no Leste gaúcho. No decorrer do dia, o risco de tempo severo aumenta muito na Metade Norte, onde ainda faz calor, com maior potencial de tempestades entre a tarde e noite.

Fonte: Correio do Povo

Comentários