RS muda critérios de distribuição de vacinas contra Covid para completar aplicação da 1ª dose em adultos

Estado passa a desconsiderar faixas etárias, levando em conta apenas o quanto falta para que cada município vacine maiores de 18 anos. Secretaria da Saúde estima que é necessário ter 1,6 milhão de doses para atingir meta em 25 de agosto.

O governo do Rio Grande do Sul e os municípios pactuaram, nesta segunda-feira (16), um novo cálculo para distribuição de vacinas contra a Covid-19. Os novos critérios de distribuição passam a valer a oito dias do prazo estabelecido para completar a aplicação da primeira dose em adultos, em 25 de agosto.
A partir de agora, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) não considera mais as faixas etárias para definir quantas doses cada município irá receber. Como a vacinação já se aproxima de jovens de 18 anos em quase todo o estado, apenas a quantidade de doses necessárias para cobrir a demanda das cidades será considerada.
"Vamos calcular quantas doses para primeira aplicação ou aplicação única cada município ainda precisa receber, independentemente de qual idade aquele município esteja vacinando", explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da SES, Tani Ranieri.
Conforme o governo, o cálculo será realizado levando em conta todas as remessas já distribuídas até o momento. O acordo foi feito durante reunião de gestores municipais e estaduais, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
A próxima distribuição de doses deve ocorrer na quarta (18), quando serão entregues aos municípios remessas que chegaram ao RS no sábado (14) e na segunda (16).
Fonte: https://g1.globo.com/rs

Comentários