Ventos arremessam carro e causam transtornos no Sul do RS

Ocorrência foi registrada em Santa Vitória do Palmar; há bloqueios em rodovias e danos na rede elétrica.

A força dos ventos provocou transtornos em Santa Vitória do Palmar, no Sul do RS, nesta quarta-feira (3). De acordo com a Defesa Civil Regional, um carro chegou a ser arremessado e foi parar no meio do mato em uma rodovia da região.

O motorista, único ocupante do veículo, não sofreu ferimentos. Um vídeo mostra o carro já em meio à vegetação. 

Houve queda de árvores e de cerca de 20 postes de energia a cerca de 15 km do perímetro urbano do município. Segundo a concessionária CEEE Equatorial, cerca de 950 clientes de localidades do interior foram afetados pela falta de energia.

Além disso, sete torres de transmissão de energia foram danificadas, segundo a Eletrobras. A empresa solicitou equipes de Rio Grande e Pelotas para reconstrução da linha e restabelecimento do fornecimento.

Também foram registrados bloqueios na zona rural e em trechos da BR-471, que dá acesso à cidade.

Não há registro de residências atingidas, nem de feridos em decorrência da ventania.

O que diz a Eletrobras

A Eletrobras CGT Eletrosul informa que, em razão do forte temporal que atingiu o Extremo-Sul do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (03.09), às 10h15, houve o desligamento da Subestação Santa Vitória do Palmar 2, decorrente da interrupção simultânea da linha de transmissão de 525 kV Marmeleiro 2 - Santa Vitória do Palmar 2 - circuito 1, de propriedade da Eletrobras CGT Eletrosul, e do circuito 2 de propriedade da Chimarrão Transmissora.

Às 10h28, a Subestação Santa Vitória do Palmar 2 foi energizada, ficando sob responsabilidade da distribuidora local o restabelecimento da carga aos consumidores afetados pelo temporal nas cidades de Santa Vitória do Palmar e Chuí, e das áreas rurais nos arredores.

Neste momento, encontra-se desligada, sem prejuízo aos consumidores, a linha 525 kV Marmeleiro 2 - Santa Vitória do Palmar 2 - circuito 1, de propriedade da Eletrobras CGT Eletrosul. Cerca de 80 profissionais foram mobilizados pela empresa nas atividades de recomposição das torres danificadas pelos fortes ventos que atingiram a região.

Fonte: G1

Foto: Reprodução/Defesa Civil

 

Comentários