Cotrisal amplia participação feminina com Programa Mulheres Cooperativistas

Seja nas propriedades rurais, nas áreas técnicas ou na gestão de filiais, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço e reconhecimento.

Nos dias 21, 28, 29 e 30 de outubro, a Cotrisal realizou mais uma edição do Programa Mulheres Cooperativistas, iniciativa que tem como propósito estimular a participação feminina no cooperativismo e no agronegócio, promovendo conhecimento, integração e protagonismo entre as associadas, esposas e filhas de associados da cooperativa.

     Entre os destaques de mais uma edição do programa, esteve a palestra de Michelli Noronha Teske, a Mana Michelli, mentora sistêmica e líder de uma das maiores comunidades femininas do Brasil. Ela reforçou a importância de criar espaços de escuta e pertencimento para as mulheres do campo:

     “É uma alegria e um orgulho fazer parte desse movimento. Quando a gente toca uma mulher, a gente toca uma família, um negócio, uma comunidade inteira. A Cotrisal está de parabéns por oferecer esse espaço de fala, onde as mulheres se sentem acolhidas e participam ativamente da cooperativa”, afirmou Michele.

     A palestrante destacou ainda que a proposta da cooperativa é exemplo de valorização humana e social, indo além das atividades econômicas: “Nem todas as empresas abrem espaço para escutar suas colaboradoras e associadas. A Cotrisal mostra que o cooperativismo é sobre união, pertencimento e propósito coletivo.”

     Valorização feminina no campo e na gestão

     A Cotrisal, que completou 68 anos de história, tem uma trajetória marcada pela inclusão e valorização das mulheres. Seja nas propriedades rurais, nas áreas técnicas ou na gestão de filiais, as associadas têm conquistado cada vez mais espaço e reconhecimento.

“Temos engenheiras agrônomas, médicas veterinárias, técnicas agrícolas e agropecuárias que são o elo entre a cooperativa e os produtores, além de gerentes de filiais que estão na liderança de diversos times. O Programa Mulheres Cooperativistas amplia esse diálogo, oferece conhecimento e incentiva a participação feminina nas decisões e nos negócios”, ressaltou o presidente Walter Vontobel.

     Mensagem de união e cooperação

Encerrando sua participação, Mana Michelli deixou uma mensagem de motivação: “Vistam a camisa da Cotrisal, da sua comunidade e da sua família. O mundo precisa de união. Quando trabalhamos juntos, somos mais fortes e construímos um futuro de prosperidade.”

     Depoimentos que inspiram

     As participantes da edição 2025 compartilharam relatos emocionantes sobre a experiência de fazer parte do programa.

Marina Cenci, de Constantina, destacou a importância do aprendizado coletivo: “Foi um momento de muita troca e aprendizado. Esses encontros fortalecem a presença feminina no agronegócio e no cooperativismo.”

Maria Eduarda Morlin, de Boa Vista das Missões, afirmou ter vivido um dia transformador: “A palestra da Mana Michele foi magnífica. Saí com um pensamento diferente, valeu muito a pena participar. Foi um tempo para nós, mulheres.”

Elisete Taborda Tiecher, de Independência, ressaltou a importância de fazer parte do programa: “Fui convidada a participar do programa Mulheres Cooperativistas da Cotrisal, fiquei conhecendo mais sobre o funcionamento da nossa cooperativa, onde nós produtores depositamos nossos produtos. Foi extremamente proveitoso, gostei muito do nosso encontro”.

De Rondinha Elaine Cristina Almeida da Silva ressaltou o incentivo que o programa oferece às mulheres do campo: “Nós também trabalhamos no agro, ajudamos nossos maridos e cuidamos das propriedades. O programa mostra que temos um papel essencial e que podemos, sim, estar à frente dos negócios.”

Elaine ressaltou ainda: “Foi ótimo visitar a fábrica de ração, conhecer a produção industrial da semente Cotrisal e a loja. A gente vê de perto o tamanho e a seriedade desse trabalho.”

     A Cotrisal atua em 40 municípios e, a cada ano, novos grupos de mulheres são convidados a participar do programa. Os convites são feitos por meio dos gerentes de filiais, garantindo que todas as associadas tenham a oportunidade de integrar o projeto. Em fevereiro de 2026, as mais de 800 mulheres que já fazem parte do programa terão um dia especial na programação do Agrotec Cotrisal.

Data: 04/11/2025 - 

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrisal

Comentários