Chuva forte causa alagamentos em Palhoça e Florianópolis nesta segunda
Bombeiros registram cinco atendimentos sem gravidade
Uma forte chuva atingiu a cidade de Florianópolis e a região metropolitana no final da tarde desta segunda-feira, 29, causando transtornos à população catarinense. Conforme o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, cinco atendimentos foram realizados, três deles no município vizinho de Palhoça. Na cidade, os agentes apoiaram moradores de uma residência inundada com risco de desabamento, a retirada de uma mulher em outra casa e o proprietário de um veículo inundado.
Em Florianópolis, os atendimentos ocorreram no bairro Armação do Pântano do Sul, numa área com inundação, e no centro, com apoio a um proprietário de um carro quase submerso. Nenhuma das pessoas atendidas precisou ser encaminhada ao hospital. À noite, a chuva amenizou e não foram registradas novas ocorrências.
Nas redes sociais, vídeos mostram ruas completamente alagadas, com água na altura da roda dos carros, e em alguns casos, acima do capô. Os bairros Bela Vista, Jardins, Caminho Novo, São Sebastião, Jardim Eldorado, Barra Aririú e Centro são alguns dos mais atingidos em Palhoça. Também há alagamentos na BR-101, na altura do Morro dos Cavalos.
Ainda nas redes sociais, o Secretário de Obras de Palhoça, vereador Beto Farias, recomendou que a população não saia de casa, pelo menos até a meia-noite desta terça. “Tá descendo muita água”, afirmou em vídeo transitando na BR-101. Equipes da prefeitura já estão nas ruas trabalhando na recuperação dos danos.
Já a prefeitura de Florianópolis publicou que em 3 horas choveu 111 milímetros no município, volume que causou alagamentos em avenidas da cidade, como Beira-Mar, Madre Benvenuta, Mauro Ramos, Hercílio Luz e o acesso às pontes Colombo Salles e Pedro. Em Caieira da Barra do Sul, um deslizamento de terra interrompeu uma via na localidade. Em Morro do Mocotó, uma árvore caiu sobre a rede elétrica, mas sem maiores danos. Caminhões de hidrojateamento foram acionados para ajudar no escoamento da água. O transporte público também registrou atrasos.
No Morro da Madereira, um deslizamento de pedras caiu na SC-401 e isolou uma faixa da rodovia. A orientação do prefeito Topázio Neto é que a população evite deslocamentos e fique em casa nas próximas horas. A Defesa Civil do município havia emitido um alerta de chuva forte válido até a noite desta terça-feira, 30.
Fonte: Correio do Povo
Foto: CBM SC
