Quinta-feira terá predomínio do sol e calor escaldante no Rio Grande do Sul; veja a previsão

Pelo terceiro dia consecutivo máximas podem ficar ao redor dos 40ºC no território gaúcho

Os gaúcho terão mais um dia de calor escaldante nesta quinta-feira, 5. Segundo a MetSul Meteorologia, a onda de calor prossegue no Rio Grande do Sul e será um dia de calor intenso a excessivo, com marcas à tarde acima de 35ºC em grande número das cidades e, pelo terceiro dia consecutivo, próximas ou até bater 40ºC em municípios do Oeste, fronteira com o Uruguai, Campanha e Sul do estado.

calor se intensifica nos vales e na Grande Porto Alegre, onde a tarde escaldante deve ter entre 35ºC e 38ºC na maioria das cidades. O sol predomina no estado, até com céu claro em algumas regiões, mas nuvens esparsas são esperadas em diferentes pontos da geografia gaúcha.

Estiagem se instala e parte do estado e vai piorar

Estiagem se instala em parte do Rio Grande do Sul com chuva abaixo a muito abaixo da média com tendência de agravamento do quadro de escassez hídrica no curto prazo.

A maior irregularidade da chuva neste verão já era antecipada pela MetSul desde a metade do ano passado. Evidência do crescente déficit hídrico é o racionamento de água que começou nesta semana em Bagé, problema crônico na cidade em verões de precipitação deficiente.

Produtores rurais ouvidos pela MetSul destacam que a escassez de chuva se agravou depois de 10 de janeiro e que os efeitos da estiagem são mais sentidos em áreas mais ao Sul gaúcho, no extremo Sul do estado e na Campanha. Em locais da Metade Sul no entorno da Lagoa dos Patos, o cenário é mais favorável.

A onda de calor piora o cenário, já que a evapotranspiração no solo se intensifica e acelera a perda de umidade disponível. O cenário de chuva no curto prazo não é bom. Vai chover no estado no final desta semana, entretanto as precipitações tendem a ser demasiadamente irregulares e muito mal distribuídas com baixos volumes e até ausência de precipitação nas localidades mais afetadas pela estiagem.

Na semana que vem, haverá novos dias de calor intenso e a chuva seguirá irregular. O quadro atual de precipitações abaixo da média em vários pontos do estado, notadamente mais ao Sul gaúcho, tem a influência direta do resfriamento do Pacífico Equatorial nos últimos meses com um breve e fraco episódio de La Niña.

Aquecimento mais acentuado do Pacífico nos litorais do Peru e do Equador no fim do verão, no entanto, pode repercutir com aumento da chuva no Rio Grande do Sul

Fonte: Correio do Povo

Comentários