Grupo do Sicredi faz viagem de conhecimento a Israel.

País é considerado um dos mais avançados do mundo em inovação e tecnologia.

O Sicredi esteve representado no Oriente Médio no último mês. A fim de colher referências nos exemplos de inovação e tecnologia israelenses – que se encontram entre as mais avançadas do mundo –, um grupo formado por 26 executivos e dirigentes da instituição financeira cooperativa fez uma viagem de conhecimento a empresas e organizações de Israel, dos dias 4 a 13 de junho.

O presidente da Sicredi Região da Produção, Saul João Rovadoscki, e o diretor executivo da cooperativa, Marcos Roberto Dorigon, integraram a comitiva, por isso relatam as experiências vivenciadas na Ásia.

Das dificuldades nascem oportunidades

O paralelo entre Israel e o cooperativismo se estabelece no fato de que ambos transformam dificuldades em oportunidades de crescimento.

— Israel tem mais de 9 milhões de habitantes, um território reduzido e pouca água, o que faz com que tenha de se desafiar constantemente para produzir alimentos. É um país que encontrou como alternativa para contornar seus problemas, o investimento em inovação e tecnologia. Nosso objetivo foi conhecer esse trabalho como uma fonte de inspiração, para compartilhar conhecimento internamente no Sicredi e externamente na região. A gente olha para Israel, que busca contornar suas dificuldades investindo na inovação e na tecnologia, e notamos semelhanças com o nosso sistema, porque o cooperativismo nasceu e cresce em meio a crises —, expôs o presidente, Saul Rovadoscki.

Na lista de locais visitados pelo grupo, estiveram a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, na cidade de Tel Aviv; o Centro de Inovação de Israel, em Jaffa; o Instituto de Tecnologia de Israel, em Haifa; e a Universidade Hebraica de Jerusalém.

Novos horizontes para negócios

Considerando suas limitações, o povo israelense concentra esforços – por meio de uma distinta mão de obra intelectual – em fornecer estratégias tecnológicas, tão bem-sucedidas que são compartilhadas em todo o planeta.

O país acaba importando muitos produtos. O assunto ganhou espaço durante a visita, já que o Brasil é 25º maior exportador mundial de mercadorias. “Fomos provocados para que estimulássemos pequenas e médias empresas a exportar produtos para Israel, inclusive eles se colocaram à disposição para intermediar as negociações”, complementou o presidente da Sicredi Região da Produção.

Sicredi como inspiração

Israel é um dos berços do empreendedorismo e da inovação tecnológica. O país tem mais de 7 mil startups cadastradas, trabalhando para desenvolver soluções relacionadas a áreas como educação, alimentação, segurança, sustentabilidade, uso racional de água e solo, além de produção de energia. Nesse último quesito, inclusive, o Sicredi recebeu elogios por financiar energia solar fotovoltaica no Brasil.

Para o diretor executivo da Sicredi Região da Produção, Marcos Roberto Dorigon, os saberes compartilhados durante a viagem vêm ao encontro do que a cooperativa busca. “O Sicredi permanentemente está à procura das melhores soluções para oferecer a seus mais de 6 milhões de associados e promover o desenvolvimento das regiões onde atua. A viagem foi muito boa para adquirirmos novos conhecimentos e parcerias”, finalizou.

Comentários