Inicio da primavera será marcado por temperaturas extremas e pouca chuva.

A primavera está chegando, mas o frio ainda não está pronto para se despedir do Rio Grande do Sul. A estação que marca a transição do inverno para o verão inicia, oficialmente, às 22h4min do dia 22 de setembro. O fenômeno La Niña influenciará os próximos três meses, e a região sul do país pode sofrer com temperaturas mais baixas que o normal para essa época do ano, podendo chegar a 5ºC em algumas regiões do Estado.

No último verão, cidades do Rio Grande do Sul sofreram com ondas de calor intenso e a estimativa é que aconteça novamente este ano, mas com menor intensidade. A partir de dezembro, temperaturas muito altas serão registradas, podendo chegar aos 40ºC. A primavera se despede, dando passagem ao verão, no dia 21 de dezembro.

O clima global vem sendo influenciado pelo La Niña desde meados de 2020 e a primavera de 2022 será a terceira consecutiva com o padrão de precipitação e de temperatura modificado pelo fenômeno. Por conta do La Niña e do final do inverno, as ondas de frio ainda acontecem no começo da primavera. Existem chances de geada nas regiões da campanha, norte e serra do Estado ainda na sexta-feira (23) e no restante do mês de setembro.

Em outubro, a temperatura tende a cair, podendo causar mais episódios isolados de geada. A Serra é a região mais afetada pelo frio e algumas temperaturas do início da primavera podem chegar até a 5ºC, segundo a Climatempo. O regime de chuvas também tende a diminuir no mês de outubro. Sem nuvens no céu, o sol aparece e esquenta mais, garantindo que temperaturas mais quentes e características da primavera cheguem ao Estado. 

Algumas regiões do RS, como o Centro e a Fronteira Oeste, enfrentarão episódios com temperaturas acima da média esperada. Em novembro, essa anomalia de temperaturas fica mais acentuada à medida que as chuvas ficam menos frequentes. Com o céu aberto, a temperatura oscila menos em novembro, e o calor começa a aparecer mais em todo o Estado, numa preparação para o calor – e o verão – que chegam em dezembro.

Fonte: Rádio Barril

Comentários