Cotrisal: 66 anos de trabalho e desenvolvimento regional

Cotrisal: 66 anos de trabalho e desenvolvimento regional

 

Neste 15 de agosto a Cotrisal celebra mais um aniversário. São 66 anos de história, de trabalho, dedicação e muitas conquistas.

Por meio do cooperativismo e da união de pessoas, foi possível construir uma cooperativa sólida, apoiando o desenvolvimento de associados, funcionários e principalmente, contribuindo de maneira muito significativa com as economias locais.

Historicamente, todo resultado da cooperativa é reinvestido localmente, seja através de impostos, da geração de emprego e renda, fomentando uma cadeia produtiva e um compromisso virtuoso com a sociedade, tornando a Cotrisal um ator muito importante para os municípios onde atua.

“Nossas raízes formadas pela cooperação de milhares de famílias, nos torna fortes para superar todos os desafios”, destacou o presidente Walter Vontobel, ao lembrar que é pela confiança de homens e mulheres que a cooperativa busca soluções mais produtivas e sustentáveis, “é pela dedicação dos nossos associados e funcionários que colhemos safras e seguimos firmes e em frente, promovendo o desenvolvimento”.

Ao celebrar o aniversário, a Cotrisal comemora os resultados desafiadores dos últimos anos, uma economia a céu aberto tem seus vieses e exige resiliência e união que vieram acompanhados por muitos obstáculos mas com grandes realizações.

“Continuamos crescendo porque o que nos sustenta são nossos valores, embasados e fundamentados no cooperativismo, somados à coragem, dedicação e visão empreendedora de cada um que faz parte desta história, trazendo longevidade ao nossa Cotrisal”, ressalta o presidente Vontobel.

Aos associados, funcionários, parceiros e toda comunidade, que os próximos anos sejam de boas safras, com prosperidade para todos!

Resgate histórico com associados mais antigos marca aniversário da cooperativa - A história da Cotrisal foi revivida durante entrevistas com alguns associados mais antigos da cooperativa. Cada um conta com 55 anos de associação. São muitas histórias, grandes desafios e também conquistas.

Para marcar os 66 anos de atividades, a Cotrisal reafirma o propósito de cooperação. O ASSOCIADO é a figura central desse processo de união, trabalho e produção, porque sem ele a cooperativa não existiria. Confira os depoimentos:

 

“Naquela época as coisas eram bem diferentes, tudo mais difícil. Quando resolvemos nos associar na cooperativa, foi muito bom, nos auxiliou bastante, e até hoje nós só trabalhamos com a Cotrisal. Não vendemos um grão se não for com a cooperativa. Tanto de produção como de leite. Sempre tivemos muita segurança e confiança”. Nelson Zardo, 80 anos, morador de Rondinha. Associado desde 16/12/1968.

 

“Naquela época o agricultor não tinha muito acesso ao comércio, quando me associei meu pai já era sócio, Segundo Fidélis Zibetti, ele acabou falecendo e eu era o filho mais velho, assumi a família e continuei o trabalho na propriedade e a cooperativa foi muito importante. Eu me sinto muito feliz em ser associado da Cotrisal, de fazer parte desta história de sucesso”. Irineu Zibetti, 77 anos, morador da Linha Perau, Sarandi. Associado desde 08/12/1968.

 

“Sempre trabalhei com a Cotrisal. Fui líder da cooperativa por muitos anos, depois passei para meu filho Jorge. Mas a cooperativa já passou por muitas dificuldades, tinha ano que não sobrava nada, pelo contrário, faltava recursos. Mas quando assumiu o Graciolli a coisa foi mudando de figura. E todos esses anos com a direção do Walter, nem se fala. Nunca pensei que a Cotrisal fosse chegar num tamanho que está hoje. É muita alegria.”

Arno Lindolfo Schwerz, 93 anos, morador da Linha Acampamento, Sarandi. Associado desde 06/12/1968.

 

“Naquela época o trabalho era tudo no braço, na enxada e no arado com os bois, era muito difícil e a gente se associou para ter uma ajuda a mais e o que colhia vendia tudo para a cooperativa, sempre e até hoje. Quando assumiu o Graciolli a Cotrisal começou a se reerguer e foi um sucesso, nós fomos crescendo junto. E todos esses anos com o Walter então nem se fala, dá pra ver o quanto ela cresceu. Parabéns a todos os associados pelos 66 anos e vamos em frente junto com a nossa Cotrisal”. Moacir Pompeu Tolotti, 84 anos, morador da Linha Monte Bérico, Sarandi. Associado desde 26/12/1968.

 

“Eu sempre fui agricultor, hoje tá tudo mais fácil, naquela época era muito sofrido. A cooperava para nós era um braço direito, a gente se precisava de alguma coisa pagava na safra, era muito bom e continua sendo. Sempre fui fiel a cooperativa, nunca entreguei produto fora ou comprei fora, tudo sempre na Cotrisal. Eu me sinto muito orgulhoso sendo sócio da Cotrisal. Com certeza o futuro será de muita prosperidade para todos”. Nelson Festa, 80 anos, morador da Linha Bonita, Sarandi. Associado desde 04/12/1968.

 

“A gente tinha lavoura, plantava soja, milho e trigo e nos associamos para depois vender o produto para a cooperativa porque a coisa era séria, assim como é até hoje. Porque a gente deixa o produto e vende só na hora que precisa, com muita tranquilidade e segurança. Sempre fui um sócio que participava de reuniões das assembleias e isso é muito importante. Eu desejo que a Cotrisal continue indo bem assim nós associados também estaremos bem”. Victório Romio, 85 anos, morador da Linha Águas do Angico, Sarandi. Associado desde 29/11/1968.

 

“Sempre morei na Linha Baios e vim a pé até a cooperativa no dia em que me associei, eu precisava de arames para erguer meu parreiral, isso me marcou muito. Naquele tempo a Cotrisal não tinha muitas estruturas, a gente fazia as reuniões no pavilhão onde hoje é a balança. No início a cooperativa não ia muito bem, mas quando o Graciolli assumiu as coisas começaram a mudar e melhorar e depois com o Walter, a cooperativa só cresceu e deu resultado”. Waldir Colet, 84 anos, morador da Linha Baios, Sarandi. Associado desde 29/11/1968.

 

“Eu sempre fui um defensor do cooperativismo pois há mais vantagens para o associado. Naquela época era complicado pois as pessoas não tinham conhecimento, não estavam preparadas, mas com o tempo as coisas foram evoluindo e foi muito bom. Fui líder da minha localidade do Maneador e sempre participava de reuniões e assembleias. A Cotrisal sempre auxiliou os associados com assistência e os produtos necessários para a atividade. Hoje eu fico muito feliz em ver aquele sonho se realizar com o fortalecimento da nossa cooperativa. Eu fico muito orgulhoso em fazer parte da cooperativa, dá muita alegria”. Nildo Canova, 80 anos, morador de Sarandi. Associado desde 16/12/1968.

 

“No início foi difícil e depois com o Laurindo as coisas foram dando certo. Fui líder por muitos anos, participava de reuniões e era bem atuante. Estou muito contente com a administração da nossa cooperativa, que continuem atuando e trabalhando para o sucesso nos negócios da Cotrisal”. Angelo Pelizzari, 92 anos, Linha Sanga do Leão, Sarandi. Associado desde 21/12/1968.

 

“Me associei na cooperativa para entregar os produtos que a gente produzia. Nos últimos tempos ela cresceu muito mas a gente sempre foi muito bem atendido. Eu vejo que a Cotrisal está ajudando muito no desenvolvimento das cidades, traz movimento para a economia. É um orgulho muito grande ser associado da Cotrisal. Desejo que continue assim”. Favorino Signor, 77 anos, morador da Linha Araçá São Brás, Rondinha. Associado desde 11/12/1968.

 

“Quando o Laurindo Graciolli assumiu de presidente fui conversar com ele e ele me convidou para ser associado. Eu respondi que eu era um agricultor muito pequeno, na época colhia apenas 30 sacos de soja, que não valia a pena. Aí ele me disse: não é pela quantidade de produto mas pela qualidade das pessoas que fazem parte. Aí então me associei e fiquei muito contente porque é uma casa de responsabilidade. Porque sempre que a gente depositou e confiou sempre deu tudo certo, melhor impossível. Chega ser uma coisa fabulosa, eu sou muito feliz em ser sócio desta grande cooperativa”. Etelvino Anselmi, 81 anos, morador de Sarandi. Associado desde 17/12/1968.

Comentários