Março terá chuva frequente e primeira semana com temperatura baixa no RS

El Niño perderá força, mas ainda influenciará o tempo nos municípios gaúchos

Março deverá ser um mês com chuva frequente na maior parte do Estado e de dias com temperatura mais baixa na primeira semana, dizem meteorologistas. O período marcará a transição do verão para outono – a próxima estação começará no dia 20 e seguirá até 21 de junho.

É esperado que o El Niño enfraqueça, mas que ainda influencie o tempo nos municípios gaúchos em março, segundo Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

— A tendência é a diminuição do aquecimento do Oceano Pacífico Equatorial e consequentemente o enfraquecimento do El Niño no outono. No entanto, é aguardado que março tenha chuva frequente e acima da média em muitas áreas do Estado. Isso porque, mesmo enfraquecido, o fenômeno tem bastante impacto nas estações de transição. No outono também deve ocorrer uma transição para neutralidade e, depois, para o La Niña, no começo do inverno — afirma.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a intensidade do El Niño deve passar de forte – classificação atual – para fraca a partir de abril. Depois desse mês, o fenômeno deverá variar de moderado a fraco e a temperatura atingir a neutralidade de abril a junho, com 66% de probabilidade de isso ocorrer. Para o segundo semestre, o Inmet vê probabilidade acima de 50% de ocorrência do fenômeno climático La Niña.

Segundo Marcelo Schneider, coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, a expectativa é de que uma frente fria seja a responsável por derrubar as temperaturas a partir de domingo (3) no Estado; são esperadas mínimas na casa dos 10ºC em municípios da Campanha e 16ºC em Porto Alegre.

— Março é um mês de transição, que marca a chegada do outono. Por isso, as massas de ar frio do sul do continente serão mais comuns e vão trazer as primeiras quedas de temperatura. Isso deve acontecer já na primeira semana. Não será um frio intenso, mas os índices de temperatura ficarão mais baixos entre a tarde e noite de domingo e o amanhecer de quarta-feira (6) — diz o meteorologista.

A semana mais fria no início de março dará lugar a dias de calor nos últimos momentos do verão. A temperatura deverá ficar mais alta na segunda semana do mês e há previsão de que haja chuva, também por conta do El Niño, que influenciará no tempo do RS até o fim do outono e início do inverno, segundo Schneider:

— A expectativa é de que chova entre normal e acima da média no Norte, na divisa com Santa Catarina, e em áreas do Oeste, entre Porto Alegre e o extremo-sul do Estado. Do Centro para o Oeste, principalmente Campanha e Fronteira Oeste, é possível que fique abaixo do esperado em termos de chuva.

Fonte: GZH

 

Comentários