Virada no tempo: chuva volta ao RS nesta sexta, mas temperaturas seguem elevadas

A instabilidade se espalha gradualmente sobre todo o território gaúcho

A sexta-feira (15) será marcada pela virada no tempo no Rio Grande do Sulinstabilidade se espalha sobre todo o território gaúcho. A chuva diminui a sensação de calorão, no entanto, a temperatura segue elevada. Na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, a condição é de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. No restante do Estado, em regiões como a Serra, o Norte, as Missões e a Metropolitana, o sol aparece ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva à tarde.

Os maiores volumes de água estão previstos para municípios da Fronteira Oeste, como São Francisco de Assis Santana do Livramento, com 36 milímetros, o que equivale a até 31% da média esperada para o mês de março. Em Porto Alegre, são aguardados 10 milímetros, o que representa até 9% da expectativa para esta época.

A temperatura segue alta em todo o RS. A mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra: 13ºC. Já a máxima, deverá ocorrer em Novo Tiradentes, no Norte: 39ºC. Na Capital, a variação térmica será de 23ºC a 32ºC.

No sábado (16), o tempo segue instável e chove em todo o RS. Na Serra, no Norte e nas Missões, há previsão de pancadas de chuva na segunda metade do dia. Já na Região Central, na Campanha e na Região Metropolitana, será um dia com muita nebulosidade, chuva e pouca presença de sol. Destaque ainda para possibilidade de temporais em Porto Alegre, com acumulados de até 32 milímetros, equivalente a 23% da média aguardada para março.

Os volumes de chuva no sábado podem ultrapassar os 80 milímetros na Campanha e na Fronteira Oeste. Mesmo com a chuva, o calor continua atuando no território gaúcho.

No que diz respeito aos termômetros no sábado, a mínima ocorrerá em Pedras Altas, no Sul: 16ºC. Durante à tarde, a máxima ocorre em dois municípios gaúchos: Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no norte gaúcho: 36ºC. Na Capital, a amplitude térmica será de 24ºC a 29ºC.

Veja a previsão do tempo para a sua região nesta sexta-feira:

Região Metropolitana: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia. Em Viamão, os termômetros variam de 23°C a 32°C.
Campanha: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Bagé, os termômetros variam de 22°C a 26°C.
Fronteira Oeste: a sexta-feira será de tempo instável, com chuva a qualquer momento do dia. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 24°C a 28°C.
Litoral Norte: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia. Em Torres, os termômetros variam de 23°C a 33°C.
Litoral Sul: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam de 21°C a 27°C.
Região Central: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 23°C a 29°C.
Região Noroeste: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Ijuí, os termômetros variam de 24°C a 33°C.
Região Norte: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia. Em Erechim, os termômetros variam de 19°C a 32°C.
Região Sul: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 18°C a 24°C.
Serra: a sexta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia. Em Bento Gonçalves, os termômetros variam de 17°C a 34°C. 

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta-feira:

Porto Alegre: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.
Bagé: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 22°C e máxima de 26°C.
Capão da Canoa: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.
Caxias do Sul: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 33°C.
Erechim: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 32°C.
Lajeado: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 24°C e máxima de 33°C.
Mostardas: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 24°C e máxima de 29°C.
Passo Fundo: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 20°C e máxima de 32°C.
Pelotas: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 19°C e máxima de 28°C.
Rio Grande: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 21°C e máxima de 27°C.
São Borja: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 25°C e máxima de 30°C.
Santa Cruz do Sul: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 24°C e máxima de 29°C.
Santa Maria: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 23°C e máxima de 29°C.
Santa Rosa: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 26°C e máxima de 35°C.
Torres: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 23°C e máxima de 33°C.
Tramandaí: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 22°C e máxima de 31°C.
Uruguaiana: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 24°C e máxima de 28°C.
Xangri-lá: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 23°C e máxima de 30°C.

Fonte: GZH

Comentários