Ciclone extratropical se aproxima do RS nesta quinta-feira com ventos de até 100 km/h, temporais e risco de granizo
Defesa Civil do RS emitiu alerta sobre riscos de danos em diversas áreas, incluindo a capital e o interior. Chuva intensa pode acumular altos volumes em curto período de tempo, afirma Climatempo.
O Rio Grande do Sul se prepara para a chegada de um ciclone extratropical nesta quinta-feira (24). A Climatempo alerta que, ao se deslocar para o mar, o fenômeno poderá formar uma nova frente fria, causando temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h em áreas isoladas.
"Esse é o cenário mais grave. Elevamos novamente o aviso para nível vermelho com tempestades, podendo, o vento, superar os 100 km/h em diversas áreas do estado", explicou o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O ciclone deve levar ventos de até 85 km/h, especialmente em toda a faixa leste do estado. As regiões das Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Sul também devem sentir o impacto com ventos de até 70 km/h.
A Defesa Civil do RS emitiu alertas, destacando os riscos de danos em diversas áreas, incluindo a capital e o interior.
"Evitar sair durante o andamento desses temporais e dessas rajadas de vento mais intensas. Se a pessoa for surpreendida enquanto ela estiver na rua, que ela possa procurar um local seguro para se abrigar até o encerramento desses fenômenos", orientou a tenente Sabrina Ribas, coordenadora de comunicação da Defesa Civil do RS.
Sabrina também destacou a importância de não atravessar áreas alagadas e de abrigar animais e veículos para evitar danos causados pelo granizo.
Populações de todo o estado devem estar atentas aos alertas emitidos pela Defesa Civil, que podem ser recebidos via SMS ao se cadastrar no número 40199.
Chuva intensa
Além dos ventos fortes, há previsão de chuva intensa em curto período, com potencial para alagamentos, enxurradas e destelhamentos, segundo a Climatempo. A Defesa Civil reforçou que o radar meteorológico de Porto Alegre emitirá alertas mais precisos à medida que a tempestade se aproximar.
Há ainda a possibilidade de ocorrência de fenômenos como tornados e microexplosões em algumas regiões. A chuva começará pela Fronteira Oeste e avançará para as demais áreas do estado ao longo do dia.
De acordo com a Climatempo, as condições meteorológicas devem começar a melhorar, com chuvas isoladas na Serra e no Norte, seguidas de períodos de sol entre nuvens.
Fonte: G1
Foto: INMET / DIVULGAÇÃO